Papo de Especialista

Desmistificando o BLW

BLW – Baby Led Weaning (Desmame Guiado pelo Bebê)

O que é? É um método de introdução alimentar, que o bebê leva sozinho o alimento á boca. É uma auto-alimentação, onde ele explora o alimento com a mão em diversos sentidos, textura, cheiro, sabor.

Lipe BLW.JPG
Lipe comendo pêssego

Quando começar? A maioria dos bebês estão prontos para começar a introdução alimentar com 6 meses de idade, ele já consegue sentar sozinho, segurar objetos com a mão e o intestino está preparado para receber novos alimentos.

O bebê pode engasgar? Muitos pais se preocupam com esse risco. Embora esse método pareça arriscado, há mais motivos para pensarmos que o bebê tem menos risco de engasgar quando estão no controle do que quando são alimentados com a colher. Estando em posição vertical, sentado na cadeirinha, em ambiente adequado, sem distrações e com cortes apropriados (alimentos em hastes, compridos, de forma que ajude o bebê a pegá-los) a chance de engasgo é mínima.

cortes blw
Exemplo de cortes dos alimentos para oferecer para o bebê

Vantagens: Há inúmeras vantagens com este método de introdução alimentar, dentre elas: o desenvolvimento de habilidades motoras, maior controle fome – saciedade, boa aceitação e com isso menor seletividade, melhor qualidade e uma forma mais natural e prazerosa de alimentação junto à família.

Preocupações: Por ser um método relativamente novo, não há muitos estudos comprovando sua eficácia. Por depender da habilidade e motivação para a auto-alimentação, não temos 100% certeza da adequação de nutrientes.

E para finalizar, não apresse seu bebê. Deixe-o levar seu tempo para comer. Não o obrigue a comer, com prêmios, promessas, castigos ou ameaças. Cada criança tem seu tempo de aprender! O importante é sempre oferecer comida saudável.

Gostou ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Não esqueça de deixar seu comentário!

Por Camila Garcia

Nutricionista especialista em Nutrição Materno Infantil

http://www.instagram.com/nutri.infantil

Anúncios

5 thoughts on “Desmistificando o BLW”

  1. Adorei , não conhecia muito, aqui eu confesso que so5em pensar na melequeira já me dava preguiça, mas se soubesse exatamente como é eu poderia ter feito, mesmo que em partes. Beijos regina

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s