Amamentação

Descomplicando a Amamentação

Olá queridos leitores!
Quando vemos outras mamães amamentarem seus pequenos até parece fácil, mas a verdade é que pouco lemos sobre o assunto durante a gestação. Quando nasce o bebê e temos que amamentá-lo é que surgem as dúvidas seja porque o leite ainda não desceu, ou porque causa dor ou desconforto durante o ato.
 Sempre quis amamentar, mas tinha receio de não conseguir porque não tenho os seios grandes. No dia do parto, poucas horas depois trouxeram o bebê para mamar e não saia absolutamente nada dos meus seios. Fora a frustração dever o bebê chorar e não conseguir alimentá-lo, ainda sentia muita dor no bico, que chegou a ficar machucado e sangrar. Hoje sei que a pega estava incorreta, mas não tive essa orientação no momento.
Recebi alta sem conseguir amamentar meu bebê, tentava e complementava com fómula. Estava inconformada com a situação e liguei para minha médica para saber se podia tomar algum medicamento para ajudar o leite descer. É muito importante conversar com o médico de nossa confiança e não administrar nenhum medicamento sem o seu conhecimento!

De 3 a 4 dias após o início fui parar no Pronto Atendimento da maternidade, tamanha a dor nos seios que eu sentia. Estavam duros e eu não conseguia nem movimentar os braços. O leite estava empedrado e eu precisei tirá-lo manualmente. Que dor! Mas aprendi que água quente diretamente nos seios causa esse efeito e que quando os seios estãomuito cheios o bebê não consegue mamar, pois não consegue pegar de forma correta.
 amamentando
Li muito sobre as técnicas adequadas de amamentação, além de alguns cuidados com os seios. O que realmente ajudou foi  sol após às 16h, a pomada Lansinoh e um protetor em gel, o Mamare. Logo estava amamentando meu pequeno em livre demanda, sem necessidade de complemento e sem dor.
Como sei que esse é um assunto que deixa muitas dúvidas- inclusive eu tive muitas! – trouxe um texto do Dr Bruno Jacob sobre as técnicas adequadas, mas caso ainda fiquem algumas dúvidas, deixe-a nos comentários, para que possamos saná-las.
Um beijo,
Bia

A gestação é um momento complicado! São muitas dúvidas, inseguranças e incertezas que pairam na cabeça da futura mamãe. Engana-se quem acha que essas dúvidas terminam após o parto, porque o próximo passo é ainda conflitante, a amamentação.

Será que vou ter pouco leite? Será que meu leite é fraco? Será que vou dar de mamar de maneira correta?
Vamos então hoje, aqui no curiosidades de mãe aprender um pouco mais sobre como amamentar.
É importante a mamãe saber que existem técnicas corretas para amamentar e que quanto mais leite você dá e quanto mais o neném mama, mais leite você produz! É como um ciclo que não pára.
Então veja abaixo as principais técnicas de amamentação!
Posicionamento:
– Rosto do bebê de frente para a mama
– Nariz encostado no mamilo
– Cabeça e tronco alinhados
– Corpo do bebê próximo ao da mãe
– Pescoço do bebê levemente extendido
– Corpo do bebê bem apoiado pelas mãos da mãe
Agora veja como deve ser a “pega” do seu bebê:
-Boca bem aberta pegando todo mamilo
-Lábio inferior evertido
-Queixo tocando a mama
-Movimentos de deglutição visíveis
amamentacao
Fique atenta para sinais de “pega” incorreta
-Bochechas encovadas
-Ruídos de lingua
-Dor na amamentação
-Mama esticada ou deformada
O bebê te manda alguns sinais se ele não estiver conseguindo mamar, por exemplo o choro. O bebê que está com fome, tenta mamar e não consegue começará a chorar pela falta de leite, aí a mamãe percebe que algo está errado!
Lembrem-se
Tão importante quanto uma gravidez saudável é uma amamentação correta! Na dúvida fale com seu médico
Por Dr. Bruno Jacob
Anúncios

7 thoughts on “Descomplicando a Amamentação”

  1. Você também deveria relatar sobre os malefícios dos bicos artificiais, pois não adianta consertar a pega e colocar uma chupeta na boca do bebê. Pois isso causa desmame precoce como com seu filho!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s