Papo Materno

Você é o que você come

Olá queridos leitores!

Vamos falar de saúde?

bb chocolate

Estava lendo sobre um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um levantamento que foi realizado em 64 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014, e que traz medidas da população, como peso, pressão arterial e circunferência da cintura. O resultado é alarmante revelando que 60,8% das crianças com menos de dois anos de idade comem biscoitos, bolachas e bolos e que 32,3% tomam refrigerantes ou suco artificial. Além das mudanças nos hábitos alimentares na infância, os dados alertam para os crescentes índices de excesso de peso e obesidade em adultos.

Segundo o ministro da saúde Arthur Chioro, o excesso de peso é um problema grave, porque é um fator de risco para doenças do coração e outros problemas crônicos. É fundamental trabalharmos o incentivo a prática de exercícios e alimentação saudável desde cedo com as nossas crianças para reverter esse quadro. As crianças, muitas vezes, ajudam na conscientização e mudança de hábito dos pais.

Apesar de constatada a presença de produtos industrializados na alimentação das crianças, o estudo revelou que as mães brasileiras continuam amamentando seus filhos de modo complementar, mesmo após os seis meses de idade, período preconizado para ó aleitamento materno exclusivo.

As mudanças no padrão alimentar devido a correria do dia a dia, associado ao sedentarismo, resultam no excesso de peso e obesidade. Ao medir a circunferência abdominal dos entrevistados, revelou que 56,9% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão acima do peso, o que equivale a 82 milhões de pessoas. Também foi aferida a pressão arterial dos entrevistados apontando que 22% dos brasileiros têm pressão arterial elevada, sendo maior no sexo masculino.

O excesso de peso e obesidade são fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e doenças cardiovasculares, responsáveis por 74% dos óbitos no Brasil no ano de 2012.

Já a hipertensão, além da principal causa para problemas cardíacos, trata-se de importante fator de risco para complicação de acidente vascular cerebral (AVC). A doença é responsável por 7,5 milhões de mortes no mundo.

Já ouviram aquela frase: “ Você é o que você come? ” É bem isso mesmo! Mas você só sentirá o peso da má alimentação daqui alguns anos.

A alimentação saudável é algo que deve ser ensinado para os filhos, por mais difícil pareça. É preciso muita persistência, paciência e uma pitada de criatividade muitas vezes, mas as crianças agradecerão no futuro.

Fiquem à vontade caso queiram perguntar algo ou compartilhar experiências conosco.

PS. A imagem foi retirada da internet.

Super beijo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s