Papo Materno

Sobre infância e tecnologia

Victinho game

Olá queridos leitores!

Vivemos em uma época em que a tecnologia está totalmente inserida no nosso dia a dia, a tal ponto que não vivemos mais sem ela. Criadas nesse meio, as crianças e jovens passam boa parte do dia, e também da noite, conectados a meios de tecnologia seja televisão, tablets, computadores ou games.

Diante deste cenário, muito se fala sobre as consequências da tecnologia sobre nossos pequenos, e muitos são os pontos de vista.

Após uma análise de um compilado de estudos científicos da Academia Americana de Pediatria (AAP) chegou-se à conclusão de que essas crianças e jovens podem sofrer diversos distúrbios.

No quadro abaixo estão listados os principais distúrbios em crianças e jovens quando em uso ilimitado da tecnologia:

Distúrbios causados pela tecnologia

Segundo especialistas, observar, participar e limitar são recomendações que devem ser seguidas exaustivamente pelos pais que não querem se deparar com problemas no futuro. Eu concordo com esse ponto de vista!

Aqui em casa o Victinho é vidrado em tecnologia, e não poderia ser diferente, já que o papai é outro fissurado. Adora games e vídeos no you tube sobre suas sérias favoritas. E eu não o proíbo de vê-las ou jogar, apenas limito o acesso. Fizemos alguns combinados sobre horários de jogos e TV, por exemplo, e ele, à medida do possível respeita. Digo isso, porque criança é criança e está sempre tentando nos testar, né? Por isso é preciso ter pulso firme. Acredito que dizer NÃO, muitas vezes, trata-se de um ato de amor.

E participamos dessas conectadas do Victinho, não apenas para ficarmos próximos dele, mas também para saber o que de fato ele está assistindo ou jogando. Aqui em casa o game do momento é o Minecraft e confesso que acho até interessante o jogo por estimular a criatividade, já que o objetivo é construir casas, castelos, mundos ou o que a criatividade permitir.

Enfim, queridos, o motivo de falar sobre o assunto é mostrar que podemos sim conviver com a tecnologia dentro de casa ao alcance das crianças, porém aplicando algumas regrinhas e limites aos pequenos.

Vejo muitas mamães e papais dizendo por aí que jamais deixarão seus filhos pequenos brincar com tablets ou jogos e, mas o fato é que mais cedo ou mais tarde a tecnologia fará parte da vida dos pequenos, ainda mais quando a temos dentro de casa. Se tem duas coisas que aprendi com a maternidade é, primeiro que somos exemplos para nossos filhos e, segundo, que nós pagamos a língua sempre. O que podemos é adiar que os pequenos tenham acesso, mas dizer NUNCA acho muito precoce da nossa parte.

E por aí queridos, como tem sido com os pequenos em relação a tecnologia?

Super beijo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s