Papo de Especialista

Doe vida!

Olá queridos leitores!

doar-sangue

Hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue e, para estimular a doação de sangue para aqueles que nunca doaram ou para que seja realizada regularmente para todos aqueles que já costumam doar, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou hoje a Campanha Obrigada Por Salvar Minha Vida. Esta ai uma causa que eu apoio e vejo, no meu dia a dia, o quanto é essencial para salvar muitas vidas!

Para doar é muito simples: basta ir ao Hemocentro mais próximo! Você só precisa atender aos pré-requisitos básicos que consistem em ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha ocorrido até completar 60 anos, pesar no mínimo 50 Kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e ter evitado alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação, além de estar em boas condições de saúde. Ah, não esqueça o documento original com foto! Lembrando que os menores de 18 anos precisam de um formulário de autorização.

No entanto existem alguns impedimentos temporários à doação como resfriados, gravidez, parto e amamentação, ingestão de bebidas alcóolicas, tatuagem e situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis. Para resfriados recomenda-se aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Para as mulheres que tiveram parto normal aguardar 90 dias e para aquelas que tiveram parto cesárea, 180 dias. Além disso o doador não deve ter feito tatuagens nos últimos 12 meses, e nem ingerido bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. No caso de situações onde haja um risco maior em adquirir doenças sexualmente transmissíveis recomenda-se aguardar 12 meses.

Algumas situações constituem impedimentos definitivos e são elas: evidência clínica e laboratoriais de doenças infecciosas transmissíveis como hepatites B e C, AIDS, doença de Chagas e aquelas associadas aos vírus HTLV Ie II. Também malária e uso de drogas ilícitas.

Então seja um doador de sangue e ajude a salvar vidas! É um ato de amor que ajuda a quem recebe e também a quem faz a doação. Lembrando que homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90.

Para maiores informações acesse o link http://www.prosangue.sp.gov.br . Lá você encontra informações de como e onde doar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s