Papo Materno

E quando a criança não come de tudo, o que fazer?

Olá papais e mamães!

Já contei para vocês que o Victinho se encontra numa fase chata para comer, né? Ele não come nada verdinho, nem legumes. Se tiver um temperinho, seja salsinha ou até cebola, ele torce o nariz. E não adianta colocar do ladinho, no prato… tem que tirar dali.

menino comer                                                  Foto: Yahoo Brasil/Getty Images

Aqui em casa eu faço e como de tudo. Adoro frutas, saladas e legumes, então não deixo faltar! Apesar do meu pequeno recusar todas as vezes, eu não deixo de oferecer, mas ele sequer experimenta. E não preciso nem dizer o quanto a mamãe aqui fica frustrada, né?

Já comprei forminhas de super heróis e outros personagens, e até peguei inspirações de pratos divertidos na net para fazer aqui em casa, mas não deu muito certo.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei algumas dicas práticas para introduzir hábitos saudáveis na vida das crianças e resolvi tentar aqui em casa. Como isto é possível? Deixando a criança participar de todas as etapas para obtenção e preparo dos alimentos.

A lista da feira e do supermercado pode ser feita junto com a criança. Uma forma divertida de fazer isto é pedindo para que os pequenos abram os armários e a geladeira, afim de ajuda-la a pensar em tudo o que está faltando para a casa.

Com a lista pronta, é hora de ir às compras. No supermercado, a criança pode ajudá-la a encontrar todos os itens da lista e colocá-los no carrinho. Se a criança já souber ler, ela mesma pode ir dizendo quais são os itens da lista para você. Façam o mesmo na feira.

Já em casa, os pequenos podem ajuda-la a preparar o almoço ou jantar, porque não??? Desde que sejam tomados os devidos cuidados, como evitar mexer com fogo ou facas, pode ser um momento divertido para todos, além de permitir que passem mais tempo juntos.

O fato de colocar a mão na massa, efetivamente, pode ser muito estimulante para as crianças e, com certeza, nossos pimpolhos sentirão muito mais prazer em comer estes alimentos quando preparados por eles mesmos.

Os pequenos também podem ajudar a colocar a mesa. Aqui em casa é o Victinho quem me ajuda com isso e ele faz, muitas vezes, sem precisar pedir. Já havia delegado esta tarefa a ele á muito tempo e ele realmente fica muito feliz em ajudar.

Sobre a ajuda para montar a lista e para fazer compras, vou fazer e conto para vocês depois, ok?

Agora me contem, tem mais alguma mamãe aqui passando por isso também? Como vocês fazem por ai?

Bjokas e ótima semana!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s