Papo Materno

Confissões de mãe

O dia das mães está chegando, então resolvi falar sobre um assunto que foi muito difícil para mim na época em que meu bebê nasceu.

Passei anos estudando e me atualizando para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, além de me tornar uma profissional competente e estava feliz com o que havia conquistado até ali. Mas pretendia melhorar ainda mais, com estudos e dedicação. Foi nesta época, aos meus 29 anos, que engravidei. Fique muito feliz com a notícia, assim como o marido, afinal, o biológico já estava dando sinais e eu havia começado a pensar sobre o assunto.

Durante a gestação, confesso que a minha ficha ainda não havia caído: a barriguinha estava crescendo , sentia enjoos, e continuei trabalhando duro para atingir meu objetivo… estava feliz com a notícia, com o cargo, a empresa. Mais felicidade impossível!

Então, ele nasceu, e junto com meu amor de mãe (e instinto materno), surgiu um grande dilema: voltar ou não a trabalhar? Eu amava o que fazia, mas, acima de tudo, estava amando ser mãe e não conseguia me imaginar longe do meu pequeno. Queria acompanhar de perto todas as fases do seu desenvolvimento, as descobertas, as gracinhas, mas, por outro lado, jogaria anos de estudo e dedicação para o alto. E se me arrependesse depois?

Bom, foram várias as dúvidas, os questionamentos. Como eu, acho que muitas outras mães passaram, passam ou irão passar por este dilema também e não dá para te afirmar qual a escolha certa a fazer. Cada uma de nós pensa de uma forma e precisa avaliar a sua realidade.

No meu caso, além de todas as dúvidas sobre interromper minha carreira e não me sentir útil ou independente, não podia me dar ao luxo de parar, embora tenha pensado nisto, e mais de uma vez! Então fui à luta. Eu tinha sonhos e planos antes de me tornar mãe, então a maternidade me trouxe outros sonhos e planos que se somaram àqueles e posso dizer que consegui conviver bem com todos eles. Apesar de não saber como teria sido se tivesse optado por abandonar a minha carreira (mesmo que temporariamente), não me arrependo da escolha feita. O fato de ter voltado não me impediu de ser uma boa mãe, de estar presente.

mae mil e uma utilidades

No começo foi um pouco difícil, sim! Eu me cobrava demais (não que tenha deixado isto de lado! rs), tentava ser perfeita, mas, com o tempo, percebi que é impossível dar conta de tudo: trabalhar, manter a casa limpa todos os dias, cuidar dos filhos (e brincar com eles), dar atenção ao marido, a família, tudo isto sem ajuda. Depois de passar o dia inteiro fora de casa, o que toda mãe quer é estar com a cria e aproveitar cada momento com ela. E assim tenho feito! Enquanto preparo o jantar conversamos sobre o seu dia, o que aprendeu na escola, cantamos juntos e até dançamos. A qualquer momento, mesmo fazendo as tarefas de casa, é possível estar com eles. Mas, às vezes, aceitar uma baguncinha ou a louça suja depois do jantar para assistir o filminho preferido dele não faz mal para ninguém! rs Passar um tempo com eles (apenas com eles!) é reparador.

Continuo trabalhando fora, estudando (na minha área de atuação é preciso se atualizar constantemente), e tanto o Victinho quanto o marido me apoiam. Ainda não tenho uma pessoa para me ajudar com a casa (é muito difícil encontrar alguém de confiança!), mas tenho conseguido dar conta sem enlouquecer rs Procuro dar sempre o meu melhor, e sempre respeitando os meus limites!

E com você, como foi? Qual sua escolha? Você se arrependeu?

Aproveitando o espaço, um Feliz Dia das Mães para todas as mamães. Que seja um dia muito feliz e que vocês possam aproveitar muito ao lado dos pequenos. Beijo grande!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s