Papo Materno

Mulher, a vida moderna e o tempo para os filhos

Trabalhar, estudar, cuidar da casa, dar atenção aos filhos e marido parece uma tarefa impossível, mas é a realidade de muitas de nós, mulheres. Para completar, por aqui, não tenho alguém para me ajudar com a limpeza da casa. E então, o que fazer? Enlouquecer? Chorar? Definitivamente não!
Confesso que, por muito tempo, me cobrei demais, perfeccionista que sou, e isto só me trouxe descontentamento comigo mesma. Me sentia incapaz de dar conta da minha vida. Com o tempo pude perceber que é possível dar conta de tudo sim, mas não da forma que eu queria. Eu posso ser uma mãe e esposa presente mesmo tendo ficado fora o dia todo por causa do trabalho e do estudo se, o tempo que estiver com eles, eu realmente estiver presente para eles, mesmo que isto signifique não lavar a louça logo após o jantar, ou deixar acumular a roupa suja dois a três dias. Quantidade e qualidade nem sempre andam juntas!
Até pouco tempo atrás era motivo de desespero, mas hoje encaro de outra forma. Não deixo de fazer nada em casa, simplesmente mudei a forma de encarar a “segunda jornada” de trabalho. Procuro manter tudo no lugar, o que, nem sempre é fácil tendo um filho pequeno. Muitas vezes minha sala vira ponto de encontro para super heróis ou carros, outras tantas vezes tem peças de lego de todos os tamanhos e formas, mas é uma bagunça que a gente até aprende a gostar, não é? O meu Victinho gosta mesmo é de brincar na sala! rs E eu entendo que, na verdade, o que ele quer é ficar por perto da gente ( eu e meu marido). Então permito esta baguncinha boa, desde que, depois ele recolha tudo. E ele recolhe? – você vai me perguntar. Reclama um pouco, mas recolhe rs Já até postei uma vez sobre um organizador de brinquedos que comprei que foi uma mão na roda… o Vi gostou tanto de ver seus brinquedos cada qual na sua caixinha, que procura sempre deixá-los lá depois de brincar (mas, às vezes tenho que lembrá-lo).

Bia Victinho

Bom, o fato é que, se de alguma forma, conseguirmos manter as coisas organizadas, as tarefas do dia a dia ficam mais simples. Certas tarefas como a louça ou a roupa não encaro como urgência, pois posso fazer depois que ele dormir, por exemplo. O importante é termos mais um tempinho juntos.
E como fazer este tempo valer à pena?
Aqui em casa conversamos sempre sobre como foi o dia do pequeno, o que ele aprendeu, o que fez, o que comeu, além de planejarmos atividades e passeios para o fim de semana, por exemplo. A hora do jantar é um bom momento para esta conversa. Neste momento, se a TV estiver desligada e o celular ou tablet longe do ambiente, melhor. Além disso, ler histórias e brincar com ele, fazem do tempo que passamos juntos, especial para todos e nos revigora, não?
E você, o que faz ai para ter mais tempo de qualidade com seu filho? Conte aqui. Quero saber!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s