Papo Materno

Devo ajudar no dever de casa?

Victor lição de casaVocê costuma ajudar seu filho no dever de casa? Por aqui, costumava sentar com ele na hora de fazer o dever, para ler o enunciado e explicar o que ele precisava fazer. Estava sempre por perto, conferindo o que estava fazendo.

No entanto, um estudo observacional realizado por três décadas na Universidade do Texas, EUA, concluiu que, dependendo do tipo de participação que os pais exercem na realização do dever de casa, pode fazer com que seu filho tenha um desempenho ruim. Acredite se quiser! Segundo a autora do estudo, Keith Robinson, isso está relacionado ao fato de que muitos pais se esquecem, ou nunca entendem completamente, aquilo que a criança está aprendendo e acabam confundindo a sua cabecinha.
Por isso, é preciso ter cuidado com o que falamos perto dos nossos filhos, para não influenciar na sua relação com a tarefa. Por exemplo, falar para que ele termine logo para brincar ou sair pode fazer com que ele tenha a percepção de que o dever de casa é uma obrigação chata. Além disso, é necessário respeitar o ritmo da criança, para não criar traumas, frustração e ansiedade.
É importante demonstrar interesse pelo seu dia a dia na escola, além de apoiá-lo no momento da lição de casa, pois isso dá segurança a criança para que realize as atividades propostas, porém, ficar o tempo todo ao seu lado na hora do dever pode fazer com que se sinta pressionado. Então, após ler para ele o enunciado, saia do lado dele para que possa fazer o dever com calma, porém fique por perto para que ele possa tirar dúvidas, caso as tenha.
E não faça nada no lugar do seu filho. A lição de casa é importante para que ele aprenda o conteúdo dado em sala de aula e é extremamente importante para que a professora avalie a evolução da criança.

Então, hoje, é o que faço: sento com ele e leio o enunciado. Deixo com que ele faça a tarefa no seu ritmo, porém estou por perto caso tenha dúvidas. Quando precisa escrever algo, sempre pergunta: “mamãe, como escreve tal palavra?” e eu devolvo sempre a pergunta: “como você acha que é?”. A professora disse que, nessa fase de alfabetização, o importante é deixar a criança arriscar a escrita, e não escrever da forma correta com os pais sempre soletrando. Tenho feito isso e, cada dia mais, observo o avanço dele.

Conte aqui, se concorda ou não? Como você faz por ai? Uma ótima semana! Beijokas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s