Papo Materno

Tecnostress: o que é e como prevenir?

A mesma tecnologia que tem facilitado nossa vida a cada dia pode resultar em graves problemas de saúde. Segundo o psicólogo americano Larry Rosen, que há 20 anos pesquisa os efeitos dos avanços tecnológicos no dia a dia das pessoas, revela que todos nós, sem exceção, somos vítimas de uma nova modalidade de stress, provocada pela tendência cada vez maior à tecnologia. Isto porque estamos cada vez correndo mais, e a consequência é nervosismo e ansiedade.

tecnostresse

Quer me tirar do sério é o computador travar, a internet não funcionar ou tentar falar com alguém e cair na caixa postal. E pior que essas coisas acontecem quando você mais precisa usar o computador ou falar com alguém, incrível! Mas e você, já percebeu suas reações diante dessas situações? E a de seus filhos?  Aqui em casa, deixamos o Victinho brincar com o tablet,  e eu no vejo nenhum problema nisso, mas pré-estabelecemos alguns dias e horários para isso. Ele gosta de assistir vídeos sobre os joguinhos de vídeo game que costuma brincar, e eu deixo, pois fico sempre do lado dele. Com o tempo comecei perceber que ele ficava irritado quando a internet deixava de funcionar, por exemplo, e ele não conseguia mais assistir o vídeo. Foi preciso limitar ainda mais o tempo que ele passa com o tablet. Nos primeiros dias foi difícil, mas fizemos um combinado e tinha sempre que lembrá-lo dele.

Pesquisas americanas realizadas com crianças que convivem com a tecnologia concluíram que o limite de paciência delas é muito baixo, apresentando, cada vez mais, problemas na escola, pois se irritam com qualquer atividade demorada.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que, 100% das crianças avaliadas, posicionam-se de forma inadequada quando na frente de computador ou tablets, o que pode resultar em problemas físicos, nos olhos e coluna, por exemplo.

O que é o “tecnostress”?

O termo stress pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos, denominados estressores, permitindo ao indivíduo reagir e superar determinadas exigências do meio ambiente. Esse processo causa desgaste físico e mental. O tecnostress é a resposta física e mental causada pelo uso da tecnologia.

tecnostress.

Caracteriza-se pelo desejo incontrolável de verificar constantemente o e-mail ou os programas de mensagens instantâneas como whatsapp ou Messenger do Facebook, além de estar sempre atento ao toque do celular ou de brincar no computador ou “fuçar” no celular em todos os momentos livres ou naqueles em que esteja realizando outras tarefas. Este comportamento induz quadros de ansiedade generalizada.

A tecnologia vicia?
Segundo Rosen, cada vez mais as pessoas dependem dos produtos tecnológicos e conseguem imaginar a vida sem tecnologia, daí o termo conhecido como tecnose.

Quais os riscos que pode causar à saúde?

– Ressecamento dos olhos, já que fica difícil piscar quando entretidos na tela do computador ou tablet, inclusive causando a cefaleia de origem visual;

– Síndrome do túnel do carpo e a LER, lesões do esforço repetitivo, com dores musculares nas articulações do punho produzidas pela má posição das mãos e a falta do apoio correto sobre o teclado;

– Transtornos do sono com alterações significativas do humor. A má qualidade do sono causa irritabilidade e dificuldade de atenção e concentração;

– Riscos auditivos por exposição aguda ou trauma acústico podendo acarretar perda auditiva induzida por ruído e pode ser irreversível. Pode acontecer, por exemplo, com o uso contínuo de iPods, com exposição duradoura à música alta;

– Transtornos do sedentarismo como a obesidade abdominal devido aos longos períodos sentados na escola ou em casa em frente à televisão ou ao computador com diminuição do gasto calórico diário;

– O peso do desleixo postural levando a transtornos posturais como a hipercifose, a cérvico-braquialgia causando dores e a sensação de dormência no pescoço, braço e mão e as tenossinovites, com dores nas articulações das mãos, punhos e cotovelos.

Diante de todos esses problemas o jeito é usar a tecnologia com responsabilidade, sem abusar ou depender da mesma,  e aprendendo a viver e a controlar seus hábitos, além de viver o mundo real apenas com o auxílio das facilidades do mundo virtual.

Conte aqui algum caso que tenha acontecido com você ou deixe suas dúvidas. Este espaço é destinado para troca de informações!

Ótima semana! Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s