Papo Materno

Como proteger nossos filhos no mundo virtual?

Existe coisa mais gostosa que ver fotos de crianças? E, para os papais e mamães, existe coisa mais gostosa que compartilhar fotos dos filhotes em cada descoberta, cada gracinha? Eu, mãe, confesso que adoro compartilhar fotos e vídeos do meu filho com a família, amigos e outras mamães, mas é preciso ter cuidado, pois o mundo virtual está cheio de pessoas mal intencionadas! Por isso, postar certas coisas pode ser um risco para nossos filhos e nossa família.

Então, o que não publicar nas redes sociais?

Fotos da criança sem roupa podem ir parar nas mãos de pedófilos e, consequentemente, em sites desse tipo. Assim como imagens em alta resolução, pois são mais fáceis de ser editadas e podem ser utilizadas para outros fins.

Postar fotos da criança na fachada de casa ou qualquer parte dela que dê indícios do seu endereço pode ser perigoso, também fotos das crianças com o uniforme da escola, onde apareça o nome, ou na fachada da escola. Importante que os parentes, como os avós e tios, também tenham esse cuidado, já que não sabemos que tem acesso a todas essas informações e quais as reais intenções.

Além disso, cuidado ao divulgar informações sobre a sua rotina e da sua família como horário da escola das crianças, horário de trabalho ou horário que vai para a academia, por exemplo. Falando nisso, é preciso repensar, papais e mamães, antes de fazer um check in em aplicativos como facebook, instagram ou swarm, pois o serviço mostra local e hora exatas onde a publicação foi realizada. Para isso, você pode desabilitar o recurso que informa a localização da foto tirada.

Instagram354486-instagram-photo-maps

No caso do instagram, o recurso mostra os locais onde as fotos compartilhadas foram tiradas, o Photo Map. Para as fotos já postadas com a localização, é possível removê-las. No endereço a seguir há um vídeo com o passo a passo de como fazer: http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/08/17/recurso-que-mostra-localizacao-de-fotos-no-instagram-desagrada-usuarios-veja-como-evita-lo.htm#fotoNav=10

Ainda falando sobre a rotina, evitar informações sobre viagens também faz parte desses cuidados, pois, estas informações, indicam que a casa estará vazia, podendo ser uma oportunidade para assaltos.

Todo cuidado é pouco, né? Posts e fotos, em mãos erradas, podem gerar transtornos e riscos à nossa família, por isso, devemos usar as redes sociais sim, mas com segurança e consciência!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s