Papo Materno

Princípios que as crianças aprendem com o futebol

Não tem jeito, mamães! O futebol faz parte do universo masculino e, os meninos, desde pequeninos, não podem ver uma bola na sua frente. Afinal, o que não falta é incentivo, não é mesmo?! rs Inclusive, foi um dos primeiros presentes que o Victinho ganhou do vovô, um uniforme do time de coração. Quero saber de vocês, mamães de meninos, também foi assim por ai???

Vi futebol

Bom, o futebol, além de uma atividade física,  importante para os pequenos, ensina princípios que os tornam pessoas melhores. Como? Vou contar para vocês.

Um dos princípios que o futebol estimula nas crianças é o trabalho em equipe, já que precisam da ajuda, uns dos outros, para alcançar o objetivo final que, neste caso, é a vitória. Cada um é responsável por uma tarefa: seja defesa ou ataque, e todos são igualmente  importantes para que o time seja campeão.

E que menino não sonha em ser como o Messi ou o Neymar? O Victinho adora o Messi e sonha em conhecê-lo. Para aqueles que optarem pela carreira, é preciso ter persistência para se atingir o objetivo, pois o caminho é longo e difícil. Portanto, fazer escolhas e ter persistência são outros dois princípios trabalhados no futebol.

Além disso, como o jogo possui regras e um árbitro que garante que as mesmas sejam seguidas, ensina a criança a aceitá-las e a conviver da melhor forma possível com os demais jogadores em campo.

E por fim, mas não menos importante, ensina a lidar com o fracasso, lembrando que o fracasso faz parte da vida  que as crianças entendam a dimensão dele para superá-lo.

O Vi sempre gostou de futebol, desde pequeno, então, no ano passado, o matriculamos na aula extracurricular de futebol da escolinha e ele, lógico, adorou. Porém, o pequeno não gostava de perder! Sempre que começava a perder ele pegava a bola e saia correndo, dizendo que a partida tinha acabado. Fomos trabalhando isso com ele durante o ano. E toda vez que jogava comigo, com o papai, a titia ou o vovô, não deixávamos ele ganhar de propósito para que ficasse feliz, justamente para que ele aprendesse com tudo isso. Foram muitas conversas, choros, birras, mas deu tudo certo! rs Hoje, ele mesmo já diz para os amiguinhos que o importante é saber brincar!

Victinho futebol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s