Papo Materno

Como falar com as crianças sobre a falta de água e ensiná-las a combater o desperdício

Cascao água

São Paulo está passando pela maior seca da sua história. Dentre todos os reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo, o Cantareira é o que apresenta menor volume armazenado, sendo 5,7%. O sistema abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital, e está operando com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

Mas isso não é novidade para ninguém!  Afinal, todos os dias, a maioria da população sofre com a falta da água.

Em meio à crise, é preciso consumir a água de forma consciente. E os pequenos precisam participar, portanto, se você ainda não conversou com o seu filho sobre a importância de preservar a água do planeta, agora é um bom momento. Você pode começar explicando o ciclo da água e como ela chega a nossa casa, o que está acontecendo e como podemos ajudar. Alguns livros infantis como Ônibus Mágico no Caminho das Águas, de Joana Cole, e Deságua, de Christelle Huet-Gomez e Emmanuelle Houaiss podem ajudar seu filho a se desenvolver com relação ao tema, assim como gibis, como por exemplo, da turma da Mônica que abordam o tema.

Para ajudar você a reduzir o consumo de água, trouxe algumas dicas que utilizamos em casa.

Na hora do banho, nada de deixar a criança brincando debaixo do chuveiro, afinal, são 40 litros de água desperdiçados por minuto. Já na hora de escovar os dentes, não deixe a torneira aberta.  Você pode utilizar um copo de água.

Para lavar as louças, organize os objetos, ensaboe e só depois os enxague. E nunca deixe a torneira aberta quando não estiver usando (5 minutos equivalem a 12 litros de água). Já no caso das roupas, espere acumular as peças para utilizar a capacidade total da máquina de lavar. Isso serve para a máquina de lavar louça também. A água eliminada pela máquina de lavar você pode reutilizar para lavar a cozinha ou quintal, além de utilizar no vaso sanitário.

Para lavar o carro, ao invés de mangueira, utilize baldes com água. Já para irrigar as plantas, prefira horários em que o sol não esteja muito forte, pois a alta incidência da luz faz com que a água evapore mais rápido.

E lembre-se que as crianças aprendem através de exemplos, então não adianta falar o que se deve fazer, se você não faz!

Comente aqui como foi a conversa com seu filho (a) e como vocês fazem em casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s