Papo Materno

Dicas para uma noite de sono tranquila para pais e filhos!

Logo que os “pais descobrem-se grávidos” já escutam de amigos e familiares: “Aproveitem para dormir agora, porque depois que nasce…” ou “Vocês nunca mais irão dormir!”.

E assim, depois que nasce o bebê, surge uma nova vida também para os pais e ambos, pais e filhos, precisam adaptar-se à nova rotina: o bebê, porque estava acostumado com o conforto dentro da barriga da mamãe, onde tinha tudo o que precisava, e os pais, graças a toda a insegurança e medo desse universo desconhecido, além das necessidades do bebê. Alguns dias depois e os pais passam a sonhar com uma noite de sono tranquila!

Calma papais! Os primeiros dias são um pouco mais difíceis, mas, aos poucos, tudo vai entrando nos eixos! O segredo é estabelecer uma rotina para a criança.

 Nos primeiros três meses o bebê precisa de 16 a 20 horas de sono por dia. Como o sono é polifásico, o bebê acorda a cada 3- 4 horas e, a necessidade de amamentá-lo durante a noite, pode impactar um pouco nos hábitos do sono, porém, ainda assim, é possível estabelecer uma rotina de sono.

A partir de três meses a 1 ano, os bebês precisam de 13 a 14horas. É provável que alguns já consigam dormir a noite toda, necessitando de duas sonecas ao longo do dia, uma de manhã e outra a tarde. É importante manter esses momentos de descanso durante o dia, pois, caso contrário, o acúmulo de cortisol e adrenalina deixará o bebê agitado e ele não conseguirá relaxar para dormir.

No primeiro ano a criança passa a dormir de 12 a 14 horas e a soneca da manhã pode ser dispensada. Dos 2 aos 5 anos, ela passa a dormir de dez a 12 horas. A necessidade de descanso diminui bastante e aos poucos a criança não precisará das sonecas ao longo do dia.

Hora de dormir

Por que é tão importante criar uma rotina?

Um estudo britânico realizado com mais de dez mil crianças entre 3 e 7 anos comprovou que a ausência de rotina na hora do sono, assim como poucas horas de descanso,  além de alterar o relógio biológico da criança, favorecem o aparecimento de problemas emocionais e de comportamento. Por isso é importante que os pais criem uma rotina para os filhos na hora de dormir. Criança precisa de repetição para se sentir segura então, mantenha as mesmas ações, antes de dormir, todos os dias.

E quando não há uma rotina estabelecida?

Você pode criar uma! Talvez seu filho demore um pouco para se adaptar, mas o importante é que seja firme e repita a “técnica” todos os dias por, pelo menos, 15 dias.

Como estabelecer uma rotina na hora de dormir?

Como já disse anteriormente, para estabelecer uma rotina é importante que seja firme e mantenha as mesmas ações todos os dias, no mesmo horário. O ideal é que o jantar seja servido pelo menos duas horas antes da criança dormir, para que seja feita a digestão. Você pode diminuir o ritmo da casa, deixando o ambiente mais escurinho.  Troque a TV, o vídeo game ou tablet  e brincadeiras que exijam atividades físicas por brincadeiras mais tranquilas, como a leitura de um livro. Um banho quentinho também pode ajudar a criança a relaxar.

No quarto, nada de TV ligada! Prefira a luz apagada, pois estimulará a produção de melatonina, o hormônio do sono. Caso a criança tenha medo do escuro, utilize uma lâmpada de cor azul, daquelas de tomada. Isso irá ajudar a acalmá-la. Já para as sonecas, é importante iluminar ainda mais o ambiente, para que seu filho consiga diferenciar o dia da noite.

A rotina aqui em casa…

Victinho antes de dormir

Aqui em casa o Victinho acaba jantando mais cedo que a gente, então, duas horas antes de deitar, ofereço uma frutinha. Ele come enquanto assiste um pouco de desenho no tablet. Espero uma hora, até que tenha feito a digestão e coloco o pijama. Ele escova os dentes e o coloco na cama. Como ele não dorme no escuro, deixo o abajur ligado: uma luz bem fraquinha de cor azulada (o próprio abajur proporciona essa coloração). Conversamos um pouquinho, enquanto dou carinho. Às vezes ele quer que eu conte uma história, quando não está com tanto sono ainda. Depois dou um beijo de boa noite e vou para minha cama!

E você, já tem uma rotina estabelecida? Compartilhe aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s